Home / REGIÃO / MST desocupa Estação de Zootecnia em Itabela após 15 dias de ocupação.

MST desocupa Estação de Zootecnia em Itabela após 15 dias de ocupação.

 

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocuparam a Estação de Zootecnia do Extremo Sul da Bahia, localizada em Itabela, às margens da BR-101, após 15 dias de ocupação.

 

O local é administrado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e já havia sido ocupado em 2022 e 2024. A mobilização teve como finalidade reivindicar a retomada de um acordo com órgãos federais relacionado à reforma agrária.

 

O MST informou que o acordo paralisado destinava áreas federais abandonadas para fins de reforma agrária, envolvendo instituições como o Incra, a Secretaria do Patrimônio da União e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Durante a ocupação, mais de 340 integrantes do movimento estiveram no local, solicitando a reintegração dessas áreas na política agrária.

 

Por meio de uma reunião com representantes de órgãos federais, foi acordado que a doação de terras seria agilizada, com um prazo estabelecido até 23 de agosto. O MST alertou que, caso o acordo não seja cumprido, a ocupação poderá ser retomada. A situação gerou preocupação, uma vez que funcionários da Ceplac relataram danos às instalações, como cortes de cercas e ligações elétricas inadequadas que causaram curtos e danos a equipamentos.

 

A Estação de Zootecnia do Extremo Sul da Bahia é reconhecida por suas pesquisas internacionais em áreas como mitigação de efeito estufa, manejo de pastagens e estoques de carbono no solo. A estação mantém parcerias com universidades no Brasil, Estados Unidos e Canadá, sendo um importante centro de estudos na área de zootecnia e sustentabilidade.

 

Fonte: Amintas de Jesus/ MTB/BA 6875

Marcado: