Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Merenda Escolar de baixa qualidade em Teixeira de Freitas, causa revolta em pais e alunos, e pode resultar em mais uma ação no MP.

ByLéo Feitosa

jun 17, 2019
(Texto atualizado)

O Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, garante a transferência de recursos financeiros para subsidiar a alimentação escolar de todos os alunos da educação básica de escolas públicas. O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento.

Fazendo uma simples analise da situação socioeconômica de muitas famílias no município de Teixeira de Freitas-BA, considera-se que a merenda escolar é, para algumas centenas de alunos, a principal, senão a única refeição diária.

Pelo jeito para o prefeito Temoteo Brito, que costumeiramente é visto nas mesas de apostas de carteado, sinucas, ou nos inúmeros leilões de bois, a qualidade da merenda escolar pouco importa.

O que de fato parece importar para o gestor, e não ser pego na LRF-Lei de Responsabilidade Fiscal- que pode deixa-lo inelegível, ainda que sua gestão esteja farta de incontáveis indícios de irregularidades, e algumas dezenas de ações de improbidade administrativa movidas pelo Ministério Público.  

Leia também!  Teixeira: Confira o calendário de vacinação contra Covid-19 de 15 a 19 de Agosto.
Merenda Escolar VS Farra da jogatina

Enquanto recebe os alunos com biscoito, suco ou achocolatado, levantamentos realizados junto ao Portal da Transparência da PMTF demonstram que quase meio milhão foram aprovados para compra de merenda escolar de qualidade. (Fonte: TCM – Tribunal de Contas do Município), no enanto qualidade é algo que passa bem longe.

Lista de itens ausentes na merenda escolar oferecida na rede pública municipal de ensino.

 

Documento 2: Na descrição postada no site do TCM temos a solicitação para aquisição de material alimentício no valor de quase meio milhão para ofertar pão e biscoito aos estudantes.

Com relação a greve dos professores (as), Temóteo Brito (PSD), pensa ter vencido a batalha contra a educação, mas na verdade não venceu.

O Prefeito que muitos afirmam ser viciado em jogatinas, não sabe o quão alto e caro pode ter saído sua ultima aposta, para o seu futuro politico.

É fato é que Temoteo Brito, ainda não conseguiu mensurar o desgaste da greve para o seu governo. Classificada como “Vitória de Pirro”, as perdas para o atual prefeito, colocam em risco a sua aceitação diante até mesmo da sua base aliada, que já ensaiam um verdadeiro abandono do barco.

Leia também!  Prefeito Beto Pinto reúne agentes comunitários de saúde e de combate às endemias para tratar sobre novo piso salarial.

A própria APLB/Sindicato já avisou, que a greve abrangia e continuará abrangendo outras pautas. Entre elas o problema da qualidade da merenda, a falta de segurança nas escolas, a ausência de bebedouros e ventiladores, conforme apontou os diretores (as) da entidade sindical.

Informações cedidas a nossa redação, indicam que há uma denúncia em fase de conclusão à ser protocolada nos próximos dias no Ministério Publico Federal contra a atual administração, em decorrência de fortes indícios de fraudes nas licitações da merenda escolar, com a utilização de empresas de natureza duvidosa.

Por: Portal Opinião Pública/ Da Redação/

Faça aqui seu comentário!