MDB de Vereda pode ter chapa de candidatos a vereadores cassada pela Justiça Eleitoral por não cumprir cota de gênero nas eleições 2024.

Prefeitura de Teixeira de Freitas

 

O Partido MDB de Vereda está sob risco de ter sua chapa proporcional de candidatos a vereadores cassada pela Justiça Eleitoral nas eleições municipais de 2024. O problema surgiu após a renúncia da candidata Jayne de Jacy, o que deixou a chapa abaixo da cota de gênero exigida por lei, que determina que ao menos 30% das candidaturas sejam de mulheres.

 

 

Após a desistência de Jayne, o partido tinha o prazo legal de 10 dias para substituir a candidata. No entanto, a nova candidata, Cleitiele Costa de Souza, foi protocolada fora desse prazo, o que provavelmente levará à negação de sua candidatura pela Justiça Eleitoral.

 

 

 

Agora, a única alternativa para o MDB manter sua chapa proporcional é excluir duas candidaturas masculinas do rol de candidatos, o que ajustaria o percentual de gênero dentro das exigências legais. Caso isso não aconteça, o partido poderá ver toda a chapa de vereadores ser cassada, o que comprometeria sua participação nas eleições municipais.

 

 

O desfecho desse caso será determinante para o futuro do MDB nas eleições de Vereda e pode influenciar o cenário político local. O MDB já vem sofrendo baixas consideráveis na chapa de vereadores, com as desistências das candidaturas do vereador Murilo Cabral e dos candidatos Tião de Sá e Jayne de Jacy o partido conta hoje com apenas 7 candidatos a vereadores e terá dificuldades na eleição, segundo especialista o partido deve eleger um único representante no legislativo, acaso não tenha sua chapa cassada.

 

 

Nosso E-Mail de contato é: [email protected]

 

 

CLIQUE AQUI!!!