Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Marta Helena: A força da mulher na política e as eleições 2020.

ByLéo Feitosa

mar 10, 2019

Na história de Teixeira de Freitas-BA, desde a sua emancipação a participação das mulheres na política tem acontecido de forma limitada. Foram poucas as vezes que as mulheres tiveram a chance de serem protagonistas no processo eleitoral democrático. O mais perto que uma mulher chegou do Poder Executivo no município, foi quando CONCITA FIGUEIREDO PINTO COELHO, foi eleita vice-prefeita na chapa CONTINUAR ANDANDO PRA FRENTE, onde o ex-prefeito WAGNER RAMOS DE MENDONÇA, sagrou-se vitorioso nas eleições municipais, no ano de 2000.

Porém nos últimos 8 anos uma mulher vem de forma meteórica crescendo nas intenções de votos, e alçando a cada eleição vôos mais altos.

Estamos falando da ex-vereadora e atual presidente do PSDB, Marta Helena Leal, que nas ultimas eleições de 2016 conseguiu ser a terceira Candidatura ao Poder Executivo, mais bem votada, com exatos 13.70% 9,947 VOTOS

Um feito incrível para quem não carregou em sua campanha alianças ou formação de grupos políticos com notória rejeição popular na atualidade.

Leia também!  Prefeito Beto Pinto reúne agentes comunitários de saúde e de combate às endemias para tratar sobre novo piso salarial.

Marta Helena munida apenas de seu nome e trajetória política, e com o apoio fiel do ex-ministro e ex-Dep. Federal Antonio Imbassahy, atualmente secretário Especial e Chefe do Escritório de Representação do Estado de São Paulo em Brasília (Egesp), conseguiu o que poucas mulheres na história de Teixeira de Freitas, jamais sonhou realizar.

Entrar na briga pela prefeitura municipal em igualdade de condições.

Não será diferente nas eleições municipais de 2020, há quem afirme, que apesar da eleição está ainda na fase de formação de conjuntura, e ser prematuramente cedo para dizer quem será o vencedor ou vencedora, é certo que ficará entre, a ex-vereadora Marta Helena, o ex-prefeito João Bosco Bittencourt (ou seu possível candidato, o ex-Secretário de Saúde Eujacio Dantas), o ex-vereador Caio Checon, ou o atual prefeito Temoteo Alves de Brito (ou o seu possível sucessor o vereador e atual líder do executivo na Câmara, o vereador Agnaldo da Saúde)  

O que não se pode negar nesse momento é o fato que a ex-vereadora vem forte, e novamente concorrerá em igualdade de condições, até porque segundo afirmou o blogueiro Dilvan Coelho na sua coluna semanal CURTAS E PICANTES do Blog Foco no Poder, Temoteo Brito não sera candidato;

“O atual prefeito Temóteo Brito em seu último pronunciamento por ocasião da inauguração da UBS do Teixeirinha deixou claro que não pretende ser candidato a reeleição, mas pretende ajudar eleger o seu sucessor”

O que aumenta e muito as chances de não haver polarização de votos e assim o campo estaria aberto para os candidatos que apresentarem as melhores propostas.

Leia também!  Luminárias retiradas ilegalmente são recolocadas em Teixeira de Freitas.

Resta saber nesse momento, quais são as propostas de Marta Helena Leal, para o município de Teixeira de Freitas-Ba. 

Por: Opinião Pública/ da Redação/

Faça aqui seu comentário!