Compartilhem essa reportagem!

 

Com profundo pesar que anunciamos a triste notícia do falecimento do ex-prefeito Temóteo Alves de Brito, mais conhecido como Temóteo Brito.

 

Nascido em Maiquinique/BA, em 09 de novembro de 1941, Temóteo foi uma figura emblemática da política local, além de um respeitado agropecuarista. Filiado ao Partido Progressista (PP) desde 2019, ele deixou um legado significativo não apenas na esfera política, mas também como membro ativo da comunidade.

 

A trajetória de Temóteo Brito é marcada por uma dedicação incansável ao serviço público e pelo compromisso inabalável com o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas. Sua história política teve início com sua participação ativa na luta pela emancipação de Teixeira de Freitas, município que ele liderou como prefeito por três mandatos.

 

Eleito como o primeiro prefeito de Teixeira de Freitas em 1985, pelo Partido da Frente Liberal (PFL), Temóteo Brito esteve à frente da administração municipal de 1985 a 1988, período em que realizou obras relevantes para o desenvolvimento local, como o Parque de Exposições Temoteo Alves de Brito, a sede da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e a antiga Emarc (atual IFBaiano).

 

Em sua carreira política, Temóteo também exerceu o cargo de Deputado Estadual, sendo eleito em 1990 pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), e novamente prefeito de Teixeira de Freitas em 1992, permanecendo no cargo até 1996. Em 2011, foi eleito deputado estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), cumprindo mandato até 2015.

 

Em 2016, Temóteo Brito concorreu mais uma vez ao executivo municipal, sagrando-se pela terceira vez prefeito de Teixeira de Freitas, desta vez pelo Partido Social Democrático (PSD), permanecendo no cargo até 2020.

 

Sua liderança e compromisso com a cidade foram reconhecidos pela comunidade, o que o levou a disputar a reeleição para prefeito nas eleições municipais de 2020, onde terminou em segundo lugar. Temóteo era pai de quatro filhos, Léo Brito, ex prefeito de Alcobaça, Fabian, Maria de Fátima e Ludimila (in Memorian).  

 

Fonte: Bahiaextremosul

 

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!