Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Lutas e vitórias: lançada campanha de medula óssea pelo Projeto Elo da Esperança de Posto da Mata.

ByLéo Feitosa

dez 17, 2018

Projeto Elo da Esperança, desenvolvido no município de Nova Viçosa, a partir do distrito de Posto da Mata, encerrou suas atividades sociais nesta última sexta-feira (14/12), com uma cerimônia cultural importantíssima para celebrar as vitórias alcançadas por meio da ajuda dos seus voluntários e voluntárias que, em parceria com órgãos da Saúde e profissionais da área, fazem esse trabalho de levar à população informação credível e esclarecimento de modo a desmistificar o câncer e tirar um pouco do estigma negativo que a palavra conota.

O Projeto Elo da Esperança trabalha com prevenção de câncer e ajuda inúmeras famílias do município com eventos que desmistifica o câncer e mostra que há esperança no diagnóstico e busca mostrar a importância da qualidade de vida, oferecendo esperança de que você possa ter uma vida nova, trocando o Medo por Esperança.

Voluntários, pacientes e alunos tiveram um encontro para o enceramento do ano de 2018. O evento teve a apresentação do Coral Elo da Esperança sob o comando da regente Geane Santana. Houve o momento ecumênico com Terezinha da Paróquia São Benedito. 

E com Ester Santana representando o seguimento evangélico. Houve também o momento de homenagem ao Educandário Anália Ramos por ter sido a primeira instituição de ensino em abraçar o projeto.

Leia também!  Prefeitura de Medeiros Neto e Governo do Estado promovem Feira da Saúde e Cidadania no município; veja lista de serviços.

O aluno Pedro de Castilhos foi homenageado por ter sido medialista na Olimpíada Brasileira de Matemática 2018, juntamente com a sua professora Thamires Lages. Ainda houve a formatura da turma do curso Cuidador Escolar fornecido pelo Projeto Elo da Esperança para 45 alunos. E apresentações culturais para marcar o lançamento da nova campanha do projeto!

Houve o quadro da história da vida real, desta feita com Jandira Gonçalves que contou da sua luta e superação no testamento do câncer. “Mesmo tendo este estigma de morte, o câncer me fez enxergar a vida de uma maneira nova. Eu pude rever meus atos, rever a forma como eu vivia antes em termos de alimentação, de atividade física e eu acho que isso é que tem que ser mostrado. Fazer o alerta para as pessoas de que o medo não leva a lugar algum e que a esperança, essa sim, te dar forças todo dia para você enfrentar tudo”, disse.

Segundo o vereador Fabiano Rodrigues, que é enfermeiro mestre de formação, o Projeto Elo da Esperança nasceu a partir da vontade de um grupo entusiasmado em estimular as pessoas a terem uma vida mais saudável, praticar atividade física, não fumar, não beber, fazer sexo seguro, se alimentar corretamente, ciente do impacto que uma alimentação saudável tem na diminuição da incidência do câncer e não só dele, mas de uma série de doenças crônicas como diabetes e pressão alta.

Leia também!  Elmar Nascimento envia emenda para novos equipamentos no aeroporto 9 de Maio e retorno dos vôos comerciais.

E o projeto pede para que as pessoas se movimentem e busquem viver melhor para poder viver mais.

“O câncer tem prevenção, tem tratamento e tem cura. Nós estamos reunidos para mostrar isso para as pessoas e dizer que os profissionais habilitados e órgãos competentes podem sim dar toda a assistência ao paciente, mas que precisa partir dele também a iniciativa, com a esperança de que uma doença não é o fim da linha. Ela é só um recomeço”, ressalta o vereador e enfermeiro Fabiano Rodrigues. 

Por: Opinião Pública/ Informações e texto (Por Athylla Borborema)

Faça aqui seu comentário!