Compartilhem essa reportagem!

 

Associação Médica Norte-Americana (AMA) divulgou recentemente um alerta sobre a relação entre o uso do LED (sigla em inglês para “diodo emissor de luz”) de alta intensidade (com mais de 3.000 kelvin) na iluminação pública e a saúde da população urbana.

A utilização de iluminação de LEDs pelo poder público nas cidades têm a ver com o brilho azul que esse tipo de equipamento emite e que pode colaborar para o aumento de distúrbios do sono e outros problemas de saúde, incluindo câncer e doenças cardiovasculares. 

Tendo sido apresentada pela gestão do prefeito Temoteo Brito como uma  inovação na iluminação pública, as lâmpadas de LEDs, estão agora a ser consideradas como sendo prejudiciais para a saúde das pessoas e animais.

Sem falar o imbróglio que foi a mera realização do processo licitatório para compra das referidas lâmpadas, uma vez que no seu inicio já apresentava fortes contradições e indícios de irregularidades, denunciado por diversos veículos de imprensa. 

As Irregularidades

Ficou constatado através de documentos, que houve cerceamento do prazo inicialmente previsto que seria de 30 dias para as empresas interessadas apresentassem as suas manifestações de interesse, com início em 12 de junho e término em 12 de julho  e foi reduzido bruscamente sem fundamentação técnico/jurídico em uma manobra ilegal que beneficiou determinada empresa.

Ou seja, a contratação de empresa para realizar estudo de iluminação pública, afim de que a prefeitura de Teixeira de Freitas, possa terceirizar por até 20 (vinte) anos o serviço de iluminação.

Na verdade em Teixeira de Freitas-BA, o custo total da INOVAÇÃO custará quase R$ 29 milhões de reais, e pelo contratado firmado com a empresa responsável, durará cerca de 5 anos inicialmente, além da exposição letal à luz dessas lâmpadas, que como já falado anteriormente, podem causar diversas doenças, entre elas o câncer.

E a empresa escolhida foi…

 

A empresa TEIXEIRA DE FREITAS INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO SPE LTDA, CNPJ: 38.258.084/0001-30, por meio do contrato público Nºº: 2-587-2020, no valor de R$ 28.430.000,00 (VINTE E OITO MILHÕES E QUATROCENTOS E TRINTA MIL REAIS).

Constitui objeto da contrato a prestação de serviços de Reordenação Luminotécnica do Sistema de Iluminação Pública de Ruas, Avenidas e Praças Públicas do Município de Teixeira de Freitas – BA, com instalação dos equipamentos necessários para substituir as lâmpadas e luminárias por luminárias à LED no prazo de 60 meses a contar da data de sua assinatura do contrato.

Dos males que a iluminação de LEDs pode causar…

 

  • Especialistas da área garantem que “perturbam o sono, por terem na sua composição um comprimento de onda azul muito forte”, e que como consequência reduz a produção de melatonina, hormônio do sono que é segregada com o escurecimento do dia.
  • E a privação do sono pode aumentar o risco de depressão, obesidade, diabetes, bem como aumenta o risco de cancro de origem hormonal.
  • Provou em laboratório que “o cancro da mama evoluiu muito mais rapidamente”, experiência conduzida em ratos de laboratório que ficaram expostos a luz LED branca.

Apesar de apresentarem um menor consumo de energia, e por consequência permitirem uma economia maior na fatura de eletricidade, apesar do seu alto custo de aquisição, apresentam efeitos prejudiciais graves a saúde pública, ou seja, a vida humana, de animais e plantas, expostos por longos períodos de tempo.

 
Na última quinta-feira, dia 24 de setembro, o prefeito Temoteo Brito, anunciou no seu WhatsApp a entrega das lâmpadas, bem como o início da troca de lâmpadas antigas pelas novas, em todo o município.
 
 
 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!