Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Fale com seu vereador: Câmara Municipal cria canal de engajamento entre vereadores e a população.

ByLéo Feitosa

maio 27, 2019

A Câmara de Vereadores é considerada a mais aberta e democrática das instituições constitucionais, uma vez que diferente das câmara dos deputados estaduais e federais, esta é o primeiro contato que o povo tem com o poder, em face até mesmo de ser composta por membros das mais variadas ideologias, cleros e linha de pensamentos, cabendo-lhe proporcionar condições para que a sociedade a ela recorra em busca de seus direito fundamentais

Com o claro intuito de estreitar os laços que unem a população ao poder legislativo, muitos canais de comunicação já foram criados nessa atual legislatura, a exemplo da TV Câmara e da Rádio Câmara, que exercem o importante papel de levar informação aos munícipes.

Estivemos recentemente na Câmara Municipal de Vereadores de Teixeira de Freitas-BA, onde em um papo informal e descontraído, abordamos o tema “Vereadores X População” com o atual líder do governo, e ex-presidente daquela casa legislativa, o vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR).

Vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR).

Questionamos ao vereador se ele sendo um dos responsáveis diretos pela implantação da TV Câmara e da Rádio Câmara, sentia ser satisfatória a relação “Vereadores X População”, através dos canais de comunicação existente?

Leia também!  Descaso: Governo Rui Costa inicia demolição do setor de embarque e desembarque da rodoviária; fechamento gerou revolta de taxistas e mototaxistas. Entenda!

Agnaldo da Saúde, afirmou que comunicação nunca é demais, dada a necessidade que muitas vezes o poder legislativo tem de desfazer notícias que destoam da realidade.

Para o vereador, o papel da oposição é sempre mais fácil, pois basta “meias verdades” para se criarem fatos que muitas vezes mancham a imagem não dos vereadores em si, haja vista que os mandatos são temporários, mas do poder legislativo como um todo.

Não somos vereadores, mas sim, estamos vereadores, poder ser que na próxima eleição municipal outros ocupem essas vagas, o poder emana do povo!” afirmou o vereador a nossa redação.  

“Acredito que a instituição “Câmara de vereadores” por excelência da democracia é o poder legislativo, cabe aos vereadores o papel de estimular constantemente todos os membros da sociedade a compreender as atividades parlamentares, assim como os temas que abrangem o complexo andamento dos processos legislativos que aqui executamos!

“Estamos todos os dias indo ao encontro das necessidade do povo, e esses canais de comunicação nos ajudam a trabalhar a conscientização da população!”

“Um bom exemplo disso é o canal “Fale com Seu Vereador” que criamos justamente para que a população possa entrar em contato com o seu representante e fazer valer o seu voto”

Leia também!  Prefeitura apresenta novos carros para transporte escolar do distrito de Cachoeira do Mato; veja imagens.

Através do canal é possível contactar via E-mail o vereador de sua preferência e fazer as suas reivindicações, sugestões, denúncias e até críticas. Basta acessar o link abaixo:

https://www.camaratf.ba.gov.br/fale-com-seu-vereador/

  • NOME
  • E-MAIL
  • TELEFONE
  • VAREADOR QUE DESEJA CONTACTAR
  • ESCREVER O ASSUNTO NA ABA “OBSERVAÇÃO”  enviar e pronto!

Cabe ao parlamento municipal que seja o principal “instrumento” de constante debate com a sociedade, refletindo os interesses da opinião pública e bem-estar da coletividade.

Ressalte-se a necessidade de haver a conscientização, por parte do povo e das entidades representativas, de acompanhamento do processo legislativo e das atividades dos parlamentares, em especial no que diz respeito a fiscalização e controle do Poder Executivo.

Por: Opinião Pública/ da Redação/

Faça aqui seu comentário!