Compartilhem essa reportagem!

Fruto da iniciativa do vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB), a Escola Clélia das Graças Figueiredo Pinto, será a primeira unidade da rede municipal de ensino, a contar com o modelo do sistema do Colégio da Polícia Militar, implantado em Teixeira de Freitas.

A implantação da militarização do ensino público, já é um anseio antigo de de pais e responsáveis.

O alto índice de indisciplina, o envolvimento de jovens e adolescentes em atos infracionais, principalmente no ambiente escolar, também é uma preocupação dos educadores, que em virtude muitas vezes da precária situação do ensino público, se veem reféns da realidade a qual vive a educação pública.

Reunião realizada no último dia 8 de Agosto entre pais e responsares, Poder Executivo e Poder Legislativo representado pelo Vereador Sargento Berg, autor do projeto de militarização das escolas públicas municipais.

 

No projeto do vereador “Sargento Berg” a EXECUÇÃO dessa ação, se dará por meio de convênios entre a Policia Militar do Estado da Bahia e o município, e permitirá a implantação do novo modelo pedagógico-disciplinar nas escolas públicas municipais.

A Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto, será a primeira de cinco outras unidades educacionais a terem a metodologia militar, sendo, quatro na sede do município, e uma no distrito de Cachoeira do Mato.

Sendo que Teixeira de Freitas no extremo sul baiano é o quinto (5º) município da região, e o sexagésimo segundo (62º) da Bahia, a adotar a parceria entre município e Policia Militar.

A Escola passara a ter uma direção compartilhada entre direção escolar, encarregada das questões administrativas e pedagógicas, e o novo diretor disciplinar, responsável pela disciplina dos alunos.

Reunião realizada no último dia 8 de Agosto entre pais e responsares, Poder Executivo e Poder Legislativo representado pelo Vereador Sargento Berg, autor do projeto de militarização das escolas públicas municipais.

 

A ideia do projeto começou quando na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas do dia 27 de fevereiro de 2019, o vereador Sargento Berg teve aprovado no plenário uma proposição legislativa de autoria que requereu do Poder Executivo Municipal o encaminhamento ao Poder Legislativo de um Projeto de Lei em conformidade com o anteprojeto em anexo que propôs a implantação do Sistema de Ensino do Colégio da Policia Militar – CPM nas escolas municipais de Teixeira de Freitas.

Prefeito Temoteo Brito

 

Na época o vereador Sargento Berg já explicava que o projeto de difusão do sistema de ensino da rede CPM consiste na capacitação dos policiais militares da reserva, contratados pela Prefeitura Municipal, bem como a criação dos cargos de diretor militar, coordenador militar e tutores disciplinares militar.

“O projeto vai funcionar com o apoio de policiais militares da reserva remunerada, atuando como tutores disciplinares dos alunos, matriculados nas escolas contempladas”

“Os estudantes terão instruções militares, noções de civismo e direitos humanos, aulas de cidadania e requisitos permanentes de hierarquia e disciplina”

“O Colégio Militar oferece a credibilidade da corporação ao garantir ensino, proporcionando a formação integral do aluno e despertando-lhe desejo pela carreira militar”,enfatizou o vereador Sargento Berg.

 

 

Por: Opinião Pública/ da Redação/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!