Equipe do CER IV de Teixeira de Freitas participa de formação inédita para melhorar atendimento a pessoas com deficiência.
A equipe do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Teixeira de Freitas participa do Curso de Formação em Avaliação Biopsicossocial da Deficiência, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como projeto-piloto pioneiro no país.
A etapa presencial, realizada em Salvador entre os dias 24 e 28 de março, capacita os profissionais de apenas 6 municípios escolhidos para uma avaliação mais completa e humanizada das pessoas com deficiência, integrando aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Com essa iniciativa, a Bahia se consolida como o primeiro estado a implementar esse modelo unificado, alinhado às diretrizes nacionais e internacionais de inclusão.
A adoção da Avaliação Biopsicossocial no município trará benefícios significativos para a saúde pública, garantindo diagnósticos mais precisos e atendimentos personalizados aos usuários do CER IV. Essa metodologia permite identificar não apenas as limitações físicas ou intelectuais, mas também as barreiras sociais e emocionais que impactam a qualidade de vida dessas pessoas.
O trabalho deste projeto-piloto inovador inclui também a identificação de possíveis contribuições do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência (SISNADEF) à Política Nacional de Cuidados, a partir da parceria da Secretaria Nacional dos Direitos de Pessoas com Deficiência.
A participação de Teixeira de Freitas nesse projeto reforça o compromisso da gestão municipal com a excelência no atendimento à pessoa com deficiência. A capacitação da equipe local permitirá que o CER IV se fortaleça enquanto referência na região, oferecendo um serviço mais ágil e eficiente, em conformidade com as novas diretrizes estaduais.
Essa iniciativa irá melhorar a assistência à população, fortalecendo a rede de cuidado e promovendo maior equidade e dignidade para os munícipes.