Compartilhem essa reportagem!

O Carnaval tem como fator relevante o risco de surgimento de doenças e agravos, por concentrar grande número de pessoas oriundas de várias partes do Brasil, mesmo que neste ano novamente não haja o tradicional festejo em Mucuri, a cidade recebe turistas que aproveitam o feriado para curtir as praias tranquilas da região.

Pensando nessa demanda, a Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária (ViSa) está realizando uma campanha educativa para conscientização de empresários e demais cidadãos.

Iniciada na última quarta-feira (23), a ação segue até o sábado de Carnaval (26), com a equipe da ViSa levando informações sobre a atual conjuntura do sistema de saúde em Mucuri, para sensibilizar empresários e consumidores a seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde ao sair de casa, uso da máscara, distanciamento social e respeitar o número máximo de pessoas por estabelecimento.

Segundo o secretário de Saúde, Fernando Jardim, a expectativa é visitar estabelecimentos comerciais da cidade, pousadas, supermercados, academias e similares, começando pelas barracas de praia, onde o fluxo de pessoas é maior e a utilização das medidas de segurança para enfrentamento da Covid-19 são mais flexibilizadas.

A equipe da Visa explica quais são as medidas necessárias para cada ambiente, bem como a postura dos empresários diante de situações específicas, com informação da forma correta para prevenção à disseminação do vírus e a importância de seguir com os cuidados.

“A ação inicial consiste em orientar os comerciantes e fazer com que as informações sejam repassadas e reforçadas aos seus clientes.

“Precisamos trabalhar fortemente a questão da educação da população, embora pareça uma informação repetitiva, é importante reforçar sempre a obrigatoriedade e a importância do uso de máscara, do distanciamento social e da higienização das mãos”, pontuou o secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim.

O bioquímico também explica que o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), tem buscado olhar para a demanda do município quanto à movimentação da economia entre o comércio, para não fechar as portas dos estabelecimentos e prejudicar os comerciantes.

Entretanto, como o vírus se dissemina muito rápido e os casos estão aumentando, toda ação de cuidado dos mucurienses é fundamental para que ações mais rígidas não sejam necessárias.

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!