Compartilhem essa reportagem!

 

Vereador Adriano Souza: Ativo para as questões da causa animal, o vereador Adriano Souza tem mostrado empenho em prol dessa bandeira. 

Recentemente forma aprovados projetos e indicações na Câmara que nos leva a essa conclusão.

Prova disso, a implantação de comedouros e bebedouros para animais em espaços públicos, lei aprovada recentemente de sua autoria.

Dessa vez, através de proposição legislativa levada a votação em plenária na última quarta-feira dia 12, aprovada por unanimidade, o vereador solicitou do Poder Executivo junto a Secretaria Municipal de Saúde, uma campanha de vacinação antirrábica no município, respeitando as regras da Organização Mundial de Saúde.

“Nós não tivemos essa ação no ano passado, o que já é preocupante. Essa iniciativa é para garantir a proteção dos animais de estimação e, consequentemente, da população.“ Garantiu o vereador.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, cães, gatos e morcegos. É caracterizada por ser uma encefalite progressiva e aguda, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

Pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, mas também pela arranhadura ou lambedura desses animais.

Entre os Principais sinais clínicos da raiva estão:

Agressividade: quando os animais, principalmente os cachorros, começam a morder indistintamente pessoas, objetos e outros animais

  • Tristeza: os bichos começam a procurar locais escuros
  • Latido diferente do normal
  • Boca aberta e salivação constante
  • Dificuldade para engolir e recusa de alimentos e água
  • Distúrbios de coordenação motora
  • Convulsões
  • Paralisia das patas traseiras, como se o animal estivesse descadeirado.

Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de três meses de vida, inclusive as fêmeas grávidas ou que estejam amamentando. A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses.

“Essa campanha é importante para proteger e promover a saúde humana”, alerta o Vereador Adriano Souza. “Ressalte-se que o vírus da raiva leva as vítimas a óbito em praticamente 100% dos casos”.

A indicação de Nº 298/2020 foi aprovada e segue os passos para mais uma estratégia de saúde mesmo em meio a essa pandemia do COVID-19.

O vereador garante que acompanhará cada passo, cobrando e incentivando até o dia em que a campanha for realizada.

Fonte: Equipe de Assessoria do Vereador Adriano Souza/

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!