

Ao lado do prefeito Marcelo, do vice-prefeito Mateus Guerra, e demais secretariado, Drª Penelope Belitardo, desceu do palanque e foi colher os frutos do excelente trabalho que vem desenvolvendo à frente da secretaria de Cultura e Turismo.
O desfile do 7 de Setembro nesse sentido foi um marco histórico, porque demonstrou que sempre foi possível fazer mais pela arte e cultura teixeirense, o que faltava eventualmente em gestões anteriores, era o compromisso com os nossos artistas. Esse compromisso foi aceito pela primeira-dama, que em um curto espaço de tempo tornou a arte acessível à todos cidadãos, e parte integrante do cotidiano dos teixeirenses.
A primeira-dama e secretária de Cultura e Turismo de Teixeira de Freitas, Drª Penélope Belitardo foi o destaque no desfile da Independência do Brasil, realizado no último domingo, dia 7 de setembro, em virtude de todos os avanços e valorização dos nossos talentos culturais. Nunca antes na história administrativa de Teixeira de Freitas a valorização cultural dos nossos artistas, obteve tanto destaque como agora, e isso não é elogio, mas um fato.
Partindo do principio da valorização e promoção social da arte, Drª Penelope Belitardo, levou para a avenida diversos grupos culturais e formas de fazer arte, seja na dança, musica, artes plásticas, dentre outras formas, demostrando que é possível dentro da administração pública, investir na infraestrutura, na saúde, na educação, promoção social, e também na arte e na cultura, com o mesmo compromisso e seriedade, que nas outras pastas.
Somente à titulo de informação por meio da pasta de cultura e turismo Drª Penelope Belitardo, fez o repasse de aproximadamente mais de R$ 1 milhão de reais, distribuídos entre artistas e grupos culturais de Teixeira de Freitas. Recursos esses, garantidos por meio da Lei Federal nº 14.017/2020, também conhecida como Lei Aldir Blanc.
Outra ação importante foi a ampliação da Casa da Cultura, com uma unidade, moderna para atender diversas idades e públicos, com os cursos de jazz, ballet (infantil e adulto), forró, dança do ventre, pintura, aquarela, tela, tecido, teatro e crochê, por meio de uma estrutura ampla, climatizada e equipada com banheiros adaptados, projetado para garantir conforto e inclusão, reforçando o compromisso da administração com a igualdade de oportunidades.
Marco institucional com a criação da Secretaria de Cultura e Turismo!
A criação da Secretaria de Cultura e Turismo é um avanço administrativo que dá autonomia e foco estratégico às políticas culturais e turísticas. Até então, essas áreas eram vinculadas a outras pastas, o que limitava o alcance de projetos. A unificação representa maior valorização da identidade local e abre novas perspectivas para o desenvolvimento do turismo cultural e econômico do município.
Desta forma, muito mais do que apresentar números, a secretária de Cultura e Turismo, Penélope Belitardo, apresentou os fatos por meio de cada expressão cultural e artística presentes na avenida no último domingo, dia 7 de Setembro. Nunca se fez tanto pela arte, cultura e promoção social, como na atual administração. E como dito antes;
Isso não é um elogio! É um fato!
DA REDAÇÃO/ COLUNA OPINIÃO



























