Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

CTA realiza atendimento especializado para Infecções Sexualmente Transmissíveis; saiba como obter os serviços.

ByLéo Feitosa

jul 26, 2022

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, está realizando atendimento para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) todos os dias no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), voltado para todas as pessoas que sejam residentes do município.

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) em ISTs se constitui enquanto referência técnica na área, equipado com recursos laboratoriais especializados.

O objetivo do serviço é garantir o acolhimento, diagnóstico precoce e assistência em tempo apropriado para todos os casos referenciados pela rede – como HIV, sífilis e hepatites virais B e C.

Leia também!  "E o trabalho não para!" Prefeitura de Teixeira de Freitas conclui a recuperação de estradas no pré-assentamento Fábio Santos.

Para acessá-lo, os pacientes devem ser previamente assistidos na atenção básica e, após isso, serão encaminhados ao SAE caso tenha necessidade.

Os serviços disponíveis são:

  • Aconselhamento para gestão de risco e orientações sobre HIV, Sífilis, HTLV, Hepatites B e C e outras ISTs;
  • Oferta de medicamentos para o tratamento das ISTs;
  • Distribuição de preservativos feminino e masculino;
  • Gel lubrificante;
  • Vacinação para HBV e HPV;
  • Atendimento para Profilaxia Pós-Exposição (conhecido como PEP, é o uso de medicamentos após situação de risco para possível contato com o vírus HIV).
Leia também!  Prefeito Beto Pinto conquista várias obras junto ao governador Rui Costa durante assinatura de ordens de serviço para Medeiros Neto.

O SAE às ISTs visa tanto a prevenção como também o tratamento precoce, a fim de interromper a cadeia de transmissão das Infecções e garantir o diagnóstico em tempo oportuno e adequado a cada situação.

Informações sobre o atendimento

Local: CTA/SAE de Teixeira de Freitas – Rua Sagrada Família, nº 658, Bela Vista;

Dias da semana: De segunda a sexta;

Horário: 7h às 11h;

Telefone: (73) 3011-2713

Fonte: ASCOM/ PMTF

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!