• 16 de janeiro de 2022 15:53

Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

#Correria: Adriano Souza visita Diógenes Assunção Coordenador da BAHIATER, e discutem projetos e melhorias para os pequenos agricultores do extremo sul.

ByLéo Feitosa

nov 24, 2021

 

O que é a BAHIATER? 

É a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão RuralBAHIATER, órgão em Regime Especial de Administração Direta, da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, e que tem por finalidade promover a execução de políticas de desenvolvimento da assistência técnica e extensão rural.

Especialmente as que contribuam para a elevação da produção, da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços rurais, melhoria das condições de renda, da qualidade de vida e para a promoção social e o desenvolvimento sustentável no meio rural baiano.

De posse dessas informações e com viagem marcada para a capital baiana (Salvador), com a missão de buscar melhorias para nosso município e região, o assessor parlamentar da Dep. Estadual Kátia Oliveira, o jovem político e uma das maiores lideranças de Teixeira de Freitas, Adriano Souza, fez na tarde desta quarta-feira, dia 24 de novembro uma visita ao Coordenador regional da BAHIATER, Diógenes Assunção.

Nessa visita à Diógenes Assunção, Adriano Souza pode ouvir do coordenador da BAHIATER, todos os trabalhos que já vem sendo desenvolvidos não só em Teixeira de Freitas, mas em diversos outros municípios pela entidade, ligada a Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR.

Leia também!  Medeiros Neto: Comitiva da União Europeia, Unicef, CNBB e Cáritas Suíça e Cáritas brasileira visitaram, em companhia do prefeito, bairros afetados pelas fortes chuvas.

 

Onde fica a BAHIATER? 

A sede da BAHIATER no município de Teixeira de Freitas está localizada na Avenida Presidente Getúlio Varga, Bairro Redenção Nº 5263, 2º andar no prédio do SICCOB.

A BAHIATER, tem como finalidade dar apoio para os pequenos e médios agricultores, em específico da agricultura familiar que hoje representa cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil, além de fornecer a esses o DAPs (DECLARAÇÃO DE APTIDÃO AO PRONAF),

A DAPs é uma espécie de identidade do agricultor, que possibilita ao mesmo a ter acesso as políticas desenvolvidas pelo governo do estado da Bahia a agricultura familiar, como por exemplo ter linhas de créditos junto as instituições financeiras, e possibilita ao mesmo a forma mais rápida de contribuir com a previdência social.

Consequentemente a ter direito a aposentadoria pelo seu trabalho no campo, além de proporcionar assistência técnica aos pequenos produtores.

Leia também!  Secretaria Municipal de Saúde desenvolve Programa de Controle do Tabagismo em Mucuri.

Na conversa com Diógenes Assunção após essa breve explicação, Adriano Souza disse que sente que apesar dos inúmeros avanços da agricultura familiar na nossa região, ele podendo colaborar enquanto acessor parlamentar da Dep. Estadual Katia Oliveira, irá buscar mais mais avanços e melhorias, e que está totalmente disponível à BAHIATER e ao seu Coordenador, para que essa parceria renda bons frutos.

 

“Quando o assunto é melhorar a vida do pequeno agricultor a política que devemos praticar é a política pública!”

 

“Por isso é tão importante visitas como essa à BAHIATER, e outros órgãos do Estado!” 

 

“Para que possamos saber o que já vem sendo feito, e no que podemos ajudar para que mais e mais, seja feito pela agricultora familiar!”, finalizou Adriano Souza em relato a nossa redação!”

 

“Esta de parabéns o coordenador Diógenes Assunção e sua equipe pelo belíssimo trabalho que desenvolve aqui!”, finalizou Adriano Souza em relato a nossa redação. 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!