Compartilhem essa reportagem!

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas-BA, informou  nesta segunda-feira, dia 23 de março, que o município registrou o primeiro caso positivo para o novo Coronavírus (COVID-19).

A confirmação, como de praxe na Bahia, veio do LACEN, sede em Salvador.

Trata-se de um paciente do sexo masculino de 32 anos de idade, que esteve recentemente nos Estados Unidos.

Conforme áudio divulgado em diversos grupos de WhatsApp, o paciente é filho da Profº Francisca Brasilia Marques, líder da APLB-SINDICATO, e está em isolamento domiciliar, desde que foi classificado como suspeito, conforme orientação da OMS, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas-BA.

O estado clínico do paciente é estável, e apresentou melhoras nos últimos dias após o isolamento domiciliar, não apresentando mais tosse ou febre, apenas cansaço em decorrência de esforço.

No áudio muito emocionada a Profª Brasília, confirmou de fato ser seu filho o paciente, e informou que espera a visita da Secretaria Municipal de Saúde, pra saber como proceder agora que recebeu o resultado positivo para seu filho. 

O Portal Opinião Pública se solidariza nesse momento difícil com a Profª Brasília e une-se em oração pela força da fé com familiares e amigos, e torcemos para que a saúde do seu filho seja restabelecida o mais breve possível. 

Ouçam o áudio 

 

O paciente em seus perfis nas REDES SOCIAIS PUBLICOU A SEGUINTE NOTA: 

*Boa noite meus irmãos!*
Só queria tranquilizar vocês dizendo que estou bem, e o meu quadro é um dos mais brandos, pois recebi orientação desde de o início da médica da minha empresa, do médico do Hospital São Paulo e dos profissionais da área de saúde de Teixeira, tomei todos os cuidados, mas vocês sabem que sempre tem uma % de insucesso e esse vírus não é fácil.
Estou confinado em casa, com minha mãe e esposa, desde de antes de inciar os sintomas, o ciclo do vírus já está acabando e nenhuma delas desenvolveram nenhum sintoma.
Mesmo assim as pessoas com quem eu, ou elas, tiveram qualquer proximidade estão sendo mapeadas, informadas e orientadas e graças a Deus nenhuma sintoma foi identificado, mas já estão recebendo os cuidados necessários. Todo cuidado é pouco nesses momentos.
Já recebi diversas fakenews de pessoas se passando por mim, caso recebam, por favor não divulguem e peço que façam um Print e entrar em contacto direto comigo.
Essas informações falsas geram mais pânico e atrapalham a condução dos cuidados com as pessoas.
Agradeço a preocupação de todos, mas peço que tomem os cuidados necessários, Teixeira é muita movimentada e o vírus pode vir por outros meios.
Mas com dedicação, paciência é fé iremos passar por essa pandemia.
Que assim seja! Amém!

 

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Hebert Chagas, os números atuais são de:

  • 9 casos suspeitos em análise no LACEN, em Salvador,
  • 7 casos já descartados, com resultado negativo,
  • 1 caso positivo.
  • Totalizando, 17 casos.

Em Teixeira de Freitas, a vigilância epidemiológica está cumprindo todos os protocolos e adotando as medidas de precaução cabíveis até o diagnóstico.

A principal recomendação é para que toda a população faça o isolamento domiciliar.

Para otimizar o acesso à informação, a Secretaria Municipal de Saúde criou o canal “Informe COVID-19”.

Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h via whatsApp, pelo número (73) 9 9844 3768 e e-mail informecovid19.txf@gmail.com. Nos demais dias e horários, o contato deve ser pelo SAMU 192.

 

Por: Opinião Pública/ Da Redação/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!