Compartilhem essa reportagem!

No Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho, a imagem da Arena Fonte Nova se destaca. A partir deste sábado (15), ela será palco de cinco partidas da Copa América. Um evento como esse, de proporções mundiais, organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), mobiliza setores como segurança, mobilidade e turismo. 

Com a competição, o mercado apoiado pela Arena Fonte Nova deve movimentar 36% a mais do que no ano passado, alcançando o valor de R$ 574 milhões.

O gerente-geral do Comitê Organizador Local da Copa América, Thiago Jannuzzi, afirma que Salvador foi uma escolha natural e faz uma síntese do potencial da capital baiana. 

“É uma cidade receptiva, que respira futebol o ano todo, e que já recebeu grandes competições, como Copa das Confederações e Copa do Mundo. Centro econômico do Nordeste, quarta cidade mais populosa do país, polo turístico e tem um estádio com nível mundial, 100% preparado para receber eventos de grande porte”, destaca. 

No dia 15, às 19h, na capital baiana, a Argentina enfrenta a Colômbia. No dia 18, a Seleção Brasileira encara a Venezuela. No dia 21, Equador e Chile se enfrentam. Já no dia 23, a disputa será entre Colômbia e Paraguai. A Arena Fonte Nova encerra a participação na competição no dia 29, em jogo das quartas de final. 

Para o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, os setores que mais vão ganhar no período são hotéis, transportes, bares, restaurantes e entretenimento. “A gente tem esse viés cultural muito forte e acaba se fortalecendo ainda mais agora. A Copa América coincide com o São João, uma festa tão importante para nós. É uma oportunidade para os turistas estrangeiros, que não fazem ideia do que é o São João, estarem no Pelourinho, vendo nossas características juninas, que são tão bacanas”, afirma. 

Salvador vai receber principalmente turistas da Colômbia, Argentina e Estados Unidos. “Isso é muito importante, especialmente na baixa estação, pois movimenta a economia como um todo”, acrescenta Faustro Franco. 

Mobilidade  

De acordo com a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Grace Gomes, para credenciar Salvador a receber a Copa América, o Governo do Estado tem feito grandes investimentos. “A Arena Fonte Nova foi requalificada para ser segura e com todos os elementos técnicos para receber jogos internacionais. Outro ponto é a segurança pública, imprescindível para esses jogos. O terceiro ponto é a mobilidade, com a ligação direta do Aeroporto até a Arena”, explica.

Segundo Grace Gomes, o plano de mobilidade para a Copa América é centrado no metrô. “Todo torcedor está sendo orientado a chegar na Arena pelo metrô. Ele pode ingressar no sistema desde o Aeroporto ou nas outras estações, vai saltar no Campo da Pólvora e já estará bem pertinho da Arena Fonte Nova. De lá, será orientado como ao portão norte ou sul, por onde vai entrar”. 

A superintendente diz ainda que a orientação da Sedur é não utilizar carros para chegar ao estádio. “Nós temos um perímetro de segurança taçado pela Secretaria da Segurança Pública [SSP] que impede que os carros cheguem até a Arena Fonte Nova. Quem quiser ir de táxi, de carona ou de carro, chegará somente até certo ponto. É preferível ir de transporte público. O metrô é um meio seguro, confortável, confiável, e onde o torcedor será orientado pelos agentes do metrô, do Governo do Estado e da Conmebol”. 

Segurança pública

Outro destaque é a segurança pública. O coordenador da Comissão Estadual de Grandes Eventos, coronel Marcos Oliveira, ressalta que a Bahia é provedora de tecnologia para a segurança em competições como a Copa América. “A Bahia não apenas absorve e reproduz as informações necessárias para a segurança em grandes eventos, mas produz informações e tecnologia para isso.

Nós temos essa expertise já com o Carnaval, e aprimoramos recebendo as copas do Mundo e das Confederações e também os Jogos Olímpicos. A Bahia foi agraciada com outro grande evento e um dos motivos é a aceitação dos bons níveis de segurança que nós oferecemos ao longo do tempo. Uma mostra disso é que outros estados estão nos procurando para entender como é que funciona o nosso modelo de trabalho”, relata. 

Segundo Oliveira, o trabalho de planejamento para a Copa América começou no início de fevereiro. “Vamos manter a utilização dos portais de abordagem e policiar as áreas de interesse operacional, como aeroportos e os hotéis onde ficarão as delegações. Temos o Centro Integrado de Comando e Controle, além de uma central de vistorias antibombas e estamos montando um esquema especial no entorno da Arena Fonte Nova para que a segurança do cidadão seja a melhor possível, sem afetar o cotidiano da cidade, que deve ser mantido”, descreve. 

Arena Fonte Nova 

Inaugurada em 2013, a Arena Fonte Nova é o principal equipamento multiuso do território estadual e um dos mais versáteis de todo o Brasil. Durante a Copa do Mundo de 2014, foi considerada pelos torcedores como a melhor arena da competição. No currículo, outros reconhecimentos expressivos, como a Copa das Confederações e os Jogos Olímpicos. 

O equipamento foi o primeiro do mundo a receber a Certificação Internacional de Qualidade ISO 9001 do Sistema de Gestão de Qualidade para o Escopo de Construção de Arenas Multiuso e se sagrou como primeiro complexo brasileiro a conquistar a categoria Prata na Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

 

Repórter: Raul Rodrigues

 

Por: Portal Opinião Pública/ Da Redação/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!