Compartilhem essa reportagem!

 

Kátia Cristina Cerqueira Oliveira tem 48 anos e está em seu primeiro mandato de deputada estadual da Bahia, tendo sido eleita em 2018 pelo MDB.

Filha de Manoel Bento Cerqueira e Agripina Rodrigues Cerqueira, Kátia Oliveira é casada com o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino de Oliveira, com quem tem três filhos: Igor, Bianca e Giovanna.

 

É a primeira deputada estadual eleita da história de Simões Filho.

Antes de ser eleita deputada estadual, a parlamentar foi vereadora de Simões Filho por três mandatos e carrega em sua trajetória política a defesa da família alicerçada nos princípios cristãos, a defesa dos direitos das mulheres, da juventude e da educação.

A parlamentar defende que a educação é uma importante ferramenta de transformação social.

Na Assembleia Legislativa da Bahia, ela é vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher.

Kátia Oliveira é autora da Lei nº 14.231, chamada de “Parada Segura”, que garante a mulheres, idosos e pessoas com deficiência o direito de desembarcarem fora dos pontos de ônibus, em locais mais seguros, no sistema de transporte coletivo intermunicipal da Bahia, das 21h às 5 horas.

A medida visa garantir mais segurança para este grupo de pessoas mais vulneráveis.

Para atender ao público mais vulnerável, Kátia Oliveira solicitou a criação do:

 

  • Centro de Referência para atender pessoas com doença falciforme.
  • Adolescentro – unidade para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
  • Casa Abrigo para acolher mulheres ameaçadas ou vítimas de violência doméstica.

Em relação aos evangélicos, tem defendido a inserção de artistas da música gospel em editais culturais do estado e dado apoio ao projeto que torna templos religiosos como atividade essencial.

É de autoria da deputada a indicação, destinada ao Congresso Nacional, para a criação de um projeto de lei que estabeleça reserva de 30% das vagas dos concursos públicos municipais para os residentes na cidade organizadora do certame.

O objetivo da proposta é preservar os empregos nas médias e pequenas cidades, mantendo a renda dos servidores públicos em seus próprios municípios.

A luta pelos direitos das mulheres é outra bandeira forte da parlamentar, com muitas propostas apresentadas no Legislativo Baiano.

Ela é autora da proposta de criação da Bolsa Maria da Penha, que consiste em um auxílio financeiro às mulheres baianas em situação de vulnerabilidade social, que estejam ameaçadas ou tenham sido vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero.

 

 

A deputada tem também defendido a ampliação do número de Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) e da Ronda Maria da Penha.

Além de ter apresentado uma proposta para criação da Campanha Estadual Maria da Penha nas escolas da rede pública estadual e nas instituições privadas de ensino.

A campanha visa promover a conscientização a partir do conhecimento não só da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), mas também da Lei do Feminicídio (nº 13.104/2015), contribuindo para o combate à violência contra a mulher.

Durante as chuvas históricas que atingiram a Bahia no final de 2021, Kátia Oliveira também teve forte atuação para dar suporte às pessoas que mais precisam.

Ela promoveu um ‘drive thru’ em Simões Filho e arrecadou mais de 15 toneladas de alimentos para o Extremo Sul, primeira região do estado atingida pelas chuvas.

Além disso, direcionou R$ 200 mil de suas emendas para ações do Governo do Estado no local e auxiliou iniciativas que foram realizadas para mitigar os efeitos causados pela chuva nos municípios afetados, através de lideranças e parceiros da região.

Com o slogan “A nossa voz na Bahia“, a deputada Kátia Oliveira tem se destacado na defesa dos direitos fundamentais das pessoas que mais precisam e na sua atuação em para melhorar a vida dos baianos.

 

Fonte: Assessoria de comunicação da Dep. Estadual Kátia Oliveira.

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!