Compartilhem essa reportagem!

Um impasse entre o prefeito de Água Fria, município localizado no território Portal do Sertão, Manoel Alves dos Santos (DEM) e os vereadores do PT, Delcio Mendes e Josevan Alves dos Reis, fez o cerimonial do governador Rui Costa, desistir da realização do ato público previsto para 09h desta quinta-feira (07), durante a entrega do trecho de 17,5 quilômetros da BA-084 que liga Irará e Água Fria.

Palco desmontado por questões politicas locais

A polêmica teve inicio na quarta-feira, 06, e logo toda população já estava sabendo através de divulgação de áudio e vídeo em redes sociais, e o caso ganhou tanta dimensão que o palanque que já estava montado no largo da Igreja Matriz foi desmontado na mesma noite.

Segundo informações, tudo começou quando Manoel Potinha, como é chamado o prefeito, decidiu que não subiria no palanque caso os dois vereadores do PT estivessem lá. “É uma questão mais regional”, respondeu o Democrata ao ser questionado pelo Calila News sobre o impasse que resultou na desmontagem da estrutura do palanque oficial do governo.

Manoel Potinha é do DEM, votou em Rui, mas vereadores petistas são rivais políticos | Foto: Raimundo Mascarenhas

O prefeito disse que existe uma política local muito acirrada e por conta das divergências política o governador Rui Costa achou melhor não fazer um ato com discurso e “isso é natural”, afirma Manoel Potinha. Ele disse que tem seu ponto de vista, “a oposição é bem vinda e faz parte da democracia, o problema são pessoas individuais que fazem parte da política, mas não a tratam com seriedade”, externou o chefe do executivo de Água Fria em entrevista ao repórter Valdemi de Assis do Calila News – Ouça

 

O vereador petista Josevan Reis falou ao CN que todos os vereadores receberam o convite do governador Rui Costa para está presente ao ato de entrega de obras importantes para o município. “Desde que foi anunciada agenda que os comentários na cidade é que o prefeito dizia que não subia no palanque se os vereadores petistas estivessem, mas não sabendo que se trata de um ato institucional e tanto nós, quanto fomos convidados pelo governador”, garantiu o petista.

Vereador Josevan

Quanto à suspensão do ato onde aconteceriam os pronunciamentos, o vereador Josevan Reis disse que foi pego de surpresa na tarde de quarta-feira, inclusive o palanque já estava aramado e funcionários da empresa que presta o serviço cuidaram de desmontar. Ao falar para o Calila News, foi o prefeito que quem desarticulou – Ouça

 

O prefeito Manoel Potinha se elegeu pelo Democrata em 2016 com 51,13% dos votos validos, derrotando Renan de Ziza (PRB), que obteve 30,01% dos votos e Vanjo do PT, que tentou a reeleição obtendo apenas 14,86% dos votos. A coligação que elegeu Manoel Potinha conseguiu eleger a maioria dos vereadores, mas Luiz Tiago da Cruz (SD) e Marlon Ferreira (DEM) aderiram à bancada da oposição.

Rui teve tempo de sobra para conversar com professores

Sem palanque, o governador Rui Costa chegou à cidade ás 09h, descerrou a placa de inauguração e foi para o Colégio Estadual João Durval Carneiro, onde se reuniu com a diretoria e o corpo docente do estabelecimento escolar e às 10h deixou a cidade sem falar com a imprensa e seguiu para Irará. O prefeito Manoel Potinha tentou entrar no carro onde estava Rui Costa, mas um preposto do cerimonial indicou que ele procurasse outro veículo. Não se sabe se foi cumprido um protocolo ou descontentamento do chefe do executivo estadual.

Manoel Potinha ao deixar a escola ao lado do governador se dirigiu a caminhonete, mas alguém sugeriu que procurasse outro veículo | Foto: Raimundo Mascarenhas

O caso ganhou muita repercussão de certo modo negativa pela atitude do gestor municipal, pois, trata-se de um ato institucional de Governo e conforme foi citado todos os políticos foram convidados independentemente de posição politico partidária.

Em Irará o governador lamentou o fato e começou seu pronunciamento dizendo que gostaria de agradecer a expressiva votação que obteve em Água Fria, mas não foi possível. Rua Costa agradeceu a forma como foi recebido na cidade e garantiu várias ações do governo.

Prefeito de Irará também é do DEM, mas seu discurso mas pareceu de um aliado do PT| Foto: Raimundo Mascarenhas

O prefeito Juscelino Souza dos Santos, também do Democrata, disse que Irará é um exemplo de democracia e civilidade política. “Não tenho nada contra a presença da oposição no palanque”, falou Juscelino, momento que arrancou aplauso do público. Ele elogiou o governador Rui Costa e reconheceu que seu município esta servido em estradas.

Por: Opinião Pública/ Da Redação/ Fonte/ CN

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!