Com uma “Canetada” Prefeito Zico de Baiato deve anunciar a demissão de 200 funcionários contratados nesta segunda-feira, 12 de maio? Como assim Zico?
Não tem vivido bons momentos o Sr Givaldo Muniz, mais conhecido como Zico de Baiato (PT), prefeito do Município de Alcobaça, nos últimos 150 dias.
Passados pouco mais de 150 dias do seu segundo mandato à frente da prefeitura de Alcobaça, Zico tem enfrentado uma série de crises financeiras e políticas, principalmente por parte dos servidores efetivos e até mesmo os contratados, além da população como um todo, que tem reclamado da precariedade dos serviços públicos de saúde, educação e coleta de lixo.
Em contrapartida, o prefeito Zico de Baiato, em alguns veículos de comunicação regionais, tem afirmado que as reclamações partem dos opositores, que não aceitaram os resultados das urnas, em outubro de 2024.
Mas será que é isso mesmo?
Bom, alguns serviços públicos como os acima citados estão de fato muito aquém do que deveriam ser, o que significa que estão muito abaixo do esperado pela população de Alcobaça.
Relatos nas redes sociais, de que a gestão de Zico de Baiato, possua uma verdadeira “horda de funcionários fantasmas”, desvios de funções, suspeitas de fraudes em contratos, como por exemplo o contrato da Coleta de Lixo, atrasos nos pagamentos dos servidores, e mais recentemente o misterioso enriquecimento exagerado da “prole do prefeito”, que tem ostentado carros, imóveis, barcos de luxo, e até mesmo um “paredão de som”, avaliado em R$ 1 milhão de reais, segundo nossa fonte.
Todo esse imbróglio tem deixado a população apreensiva e preocupada, acerca de qual destinação estaria sendo dado aos recursos públicos do município, haja vista a precariedade dos mesmos.
Pelo jeito, para contornar pelo menos a crise financeira, a solução que o prefeito, Zico de Baiato encontrou, conforme informações de bastidores, será nesta próxima segunda-feira, dia 12 de maio de 2025, demitir pelo menos 200 funcionários contratados.
A demissão faria parte de uma estratégia do gestor para enxugar a máquina pública e cortar gastos, e tentar fugir da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que poderia comprometer futuramente a aprovação das contas do prefeito, junto ao TCM- Tribunal de Contas dos Municípios.
Resta saber caso as demissões se concretizem, quantos supostos “funcionários fantasmas” estariam nessa lista de demitidos, uma vez que o emprego para os que “de fato trabalham” é importante, sendo a única fonte de renda para muitas famílias.
Com a palavra, o prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato!