Compartilhem essa reportagem!

 

A pequena Elloa Rocha Santana, sofre de atresia biliar, uma doença congênita no qual os dutos biliares se estreitam progressivamente e se tornam bloqueados logo após o nascimento.

A atresia de vias biliares (AVB) ocorre com mais frequência em recém-nascidos, e causa uma inflamação destes ductos, levando a uma obstrução progressiva dos mesmos

A bile fica retida no fígado, provocando rapidamente dano hepático, que pode evoluir para cirrose e óbito, caso não seja tratada precocemente. É a causa mais comum de transplante hepático em crianças.

O caso da pequena Elloa se tornou público após o seu pai postar um vídeo nas redes sociais, pedindo que autoridades e profissionais de saúde, o ajudassem a encontrar uma vaga de UTI pediátrica para sua filha, que atualmente tem pouco mais de 54 dias de vida, desde o seu nascimento, e corria sério risco de vida,

 

 

Logo que tomou conhecimento do quadro de saúde da criança, o prefeito Marcelo Belitardo acionou o secretário Municipal de Saúde Danilo Fernandes, que inseriu o caso de Elloa no SUREN, que é um sistema criado para gerir vagas hospitalares e outras necessidades de pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Secretário Municipal de Saúde, Danilo Fernandes informou a redação do Portal Opinião Pública, que já havia conseguido uma vaga de UTI Pediátrica para a criança no HGRS – HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS-, no fim da tarde desta terça-feira, dia 10 de maio.

 

 

Danilo Fernandes afirmou que o prefeito estava acompanhando o caso da pequena Elloa de perto, e que a mesma já se encontrava à caminho da capital baiana (Salvador), em uma ambulância da prefeitura que partiu do nosso município por volta das 20:00 hrs do dia de hoje (10/05).

O secretário de saúde ainda relatou que a vaga de UTI Pediátrica no HGRS só foi possível, graças a rapidez e eficiência do Sistema de Regulação (Suren).

 

“O contato feito também entre os entes representativos do SUS, secretário de saúde e chefe do SUREN foi decisivo para que pudéssemos garantir não só a vaga de UTI, bem como a transferência da pequena Elloa, de forma rápida e segura!”

 

 

“Isso demonstra a eficiência do SUS, e dos nossos profissionais de saúde!”

 

“Como sempre digo; o SUS salvar vidas!”

 

“A secretaria de saúde continua acompanhando o caso, e estamos em contato direto com os pais da criança e os profissionais do hospital de referência!”

 

“Vamos torcer pela saúde da pequena Elloa!”, finalizou o secretário muicipal de saúde Danilo Fernandes. 

 

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!