Compartilhem essa reportagem!

A APLB-Sindicato de Teixeira de Freitas, categoria que representa todos os professores da rede pública municipal e estadual, cumpriram a promessa de desfilarem no 7 de Setembro ( Dia da Independência ) vestidos (as) de preto, em protesto contra a política adotada pelo atual gestor do município, o Sr Temoteo Alves de Brito, mesmo diante da recente judicialização das suas ações por parte do Procurador Geral do Município, o Sr Paulo Américo.

Recentemente a APLB-Sindicato havia mando confeccionado outdoors, e neles a mensagem que o prefeito Temoteo Brito iria acabar com às eleições para Diretor Escolar no âmbito do Município de Teixeira de Freitas.

Como resultado o Procurador Geral do Município, o Sr Paulo Américo judicializou a atitude da entidade sindical, que sob força de uma medida cautelar, foi obrigado a retirar os outdoors, e substitui-los por outros retratando-se, e afirmando serem falsas as mensagens contidas.

No entanto mesmo sofrendo uma derrota no tapetão, a APLB não abriu mão do direito de manifestar-se publicamente, e usou a Avenida Mal. Castelo Branco, no centro da cidade como palco contra a gestão.

A prefeitura de Teixeira de Freitas comemorou o Dia da Independência com um dos maiores desfile cívico de sua história, segundo alguns portais de notícia. Milhares de pessoas acompanharam de perto as apresentações cívico cultural das escolas e entidades que desfilaram.

 

No entanto o momento de maior tensão ficou mesmo para o final, quando um pelotão de professores (as), vestindo camisas pretas, simbolizando “Luto”, com faixa e bandeiras, e nelas fortes críticas a gestão municipal.

Entre elas a reiterada acusação de que o gestor de fato deseja acabar com as eleições para Diretor Escolar.

“É uma prática comum que durante o período que antecede o período eleitoral ou as datas comemorativas alguns prefeitos tenham o “hábito” de realizar convocações, principalmente dos contratados e uma parcela dos concursados, para preencher o vazio dos seus eventos”

“Não me surpreende que sim, alguns professores (as) tenham se sujeitado a irem para a avenida simplesmente para cumprir um acordo, não porque concordamos com os recentes atentados do prefeito Temoteo Brito contra a Educação”

“Temos um acordo feito em assembleia com aprovação de um calendário de reposição das aulas da greve, onde o dia 7 de setembro, está incluso como dia letivo, simplesmente fomos sim, obrigadas, a comparecermos ao evento!” afirmou uma das professoras que preferiu não ser identificada. 

Documento enviada a nossa redação mostra que no dia 03 de setembro, o Secretário Municipal de Educação, Profº Hermon Freitas, expediu oficio nº 064/2019 convocando os (as) professores (as) a comparecerem ao evento, sob a justificativa que se tratava de ano letivo o dia 7 de setembro, com base no calendário de reposição das aulas, por conta da última greve da categoria.

 

No entanto mesmo assim uma parcela significativa da categoria compareceu trajando camisas pretas, como comprova o vídeo abaixo.

 

 

Compuseram também a manifestação da APLB-Sindicato os professores universitários da UNEB, UFSB e IFbaiano e componentes de outros sindicatos em apoio ao luto proposto pela entidade.

Por: Opinião Pública/ Da Redação/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!