Home / VARIEDADES / Atenção gestantes: Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes que estão na 28ª semana de gestação já está disponível nos postos de saúde de Teixeira de Freitas!

Atenção gestantes: Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes que estão na 28ª semana de gestação já está disponível nos postos de saúde de Teixeira de Freitas!

 

A partir de hoje, 10 de dezembro de 2025 a prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas em parceria com o SUS estará disponibilizando nas salas de vacinação dos postos de saúde, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

 

A vacinação é importante para gestantes à partir da 28ª semana de gestação, para proteger seus bebês antes mesmo deles nascerem. O VSR é um vírus de RNA altamente contagioso, pertencente à família Paramyxoviridae, que é uma das principais causas de infecções do trato respiratório inferior, como bronquiolite e pneumonia, especialmente em bebês, crianças pequenas.

 

  • Os sintomas podem ser graves e incluir:
  • Tosse forte e chiado no peito (sibilância).
  • Dificuldade para respirar ou respiração rápida.
  • Coloração azulada da pele devido à falta de oxigênio (cianose).

 

 

Procure a unidade de saúde mais próxima para fazer a vacina, e vacine-se, é muito importante proteger, quem mais você ama. Seus filhos!

 

Estudos mostram que a bronquiolite aguda causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) é a principal causa de internações infantis. Além disso, o VSR é a principal causa viral de infecções do trato respiratório inferior em crianças com menos de 5 anos.

As gestantes, por sua vez, estão mais vulneráveis a doenças graves e a um risco aumentado de mortalidade devido à infecção por vírus respiratórios, o que reforça a justificativa para sua vacinação contra o VSR.

A vacina contra o VSR em gestantes tem como objetivo prevenir doenças graves do trato respiratório inferior causadas pelo VSR em bebês, desde o nascimento até os seis meses de idade.

A vacina recombinante contra os tipos A e B do VSR foi aprovada para uso entre 24 e 36 semanas de gestação e é administrada por meio de uma única dose intramuscular.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da adesão: quanto mais cedo a gestante se vacinar, maior será a proteção transmitida ao recém-nascido. As unidades funcionam em horário habitual e estão preparadas para atender toda a população alvo.

Fonte: Da Redação

FAÇA PARTE DO NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM (CLIQUE AQUI)
Marcado: