Compartilhem essa reportagem!

Um incêndio atingiu parte da Escola Municipal Blandino Severo Batista, no município de Lajedão, no extremo sul baiano. O ocorrido foi na madrugada desta segunda-feira, dia 22. Era por volta de 02 horas quando vizinhos perceberam um barulho vindo das instalações da escola. Quando saíram de casa, viram que o fogo já chegava ao telhado. Imediatamente, as autoridades foram acionadas. Viaturas da Polícia Militar e do Samu 192 se deslocaram e, com o auxílio de voluntários, começaram o trabalho para controlar as chamas.

Conversamos com o diretor da escola, Antônio César, que está em viagem. Ele conta que recebeu a informação e ficou assustado com toda a situação, tanto quanto os demais funcionários, que ficaram em choque.

Segundo o diretor, a hipótese de incêndio acidental pode ser descartada, pois a rede elétrica estava desligada. Informações de quem esteve no local dão conta de que portas estavam arrombadas e nenhum equipamento foi roubado. Foram atingidas as salas em que funcionam a diretoria, sala dos professores e secretaria. Equipamentos e arquivos foram totalmente consumidos.

O fogo poderia ter se alastrado para outros pavilhões sem a ação dos populares e de um caminhão-pipa, que veio de Ibirapuã, cidade vizinha.

Pela manhã, alunos foram pegos de surpresa e compartilharam a tristeza com os demais funcionários. Funcionários da prefeitura realizam a limpeza do local.

A escola ficará fechada até que seja feito um levantamento dos danos e restauração do ambiente. Temporariamente, as aulas funcionarão no prédio onde funciona o Cras Lajedão, antiga Escola Brasilino, a partir da próxima quarta-feira, 24. A Polícia registrou um boletim de ocorrência e as causas devem ser apuradas.

A Escola Blandino

O prédio da Escola Municipal Blandino Severo Batista está situado na praça Castro Alves, s/n, no centro da cidade. Foi fundado em 1967 por uma comissão de padres, políticos, professores e cidadãos da comunidade.

Atualmente, atende cerca de 140 alunos da sede, distritos e zona rural, do Ensino Fundamental de 1º ao 3º ano.

Fonte: Elizeu Portugal/O Sollo

Por: Opinião Pública/ da Redação/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!