

O portal de Notícias Zero Hora News, iniciou uma série de reportagens em que são apresentadas denúncias e indícios, que colocam o concurso da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas -BA, em cheque, e questiona o silêncio do atual presidente do legislativo, o vereador Jonatas dos Santos, diante dos fatos apresentados nas reportagens.

O jornalista Vanderlei Filho, em suas investigações apresentou fortes indícios, que apontam para uma possível ação organizada de pelo menos três empresas de concursos públicos, alvos de ações do Ministério Público e GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – o que pode indicar que tenham havido fraudes no processo seletivo da câmara em Teixeira de Freitas.
O escândalo do concurso da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas ganhou novos contornos, após as investigações conduzidas pelo Zero Hora News revelarem que o Instituto Bahia, responsável pelo certame, pode sequer existir fisicamente no endereço declarado em seu cartão CNPJ.
Jornalista flagra sede fantasma em Feira de Santana
No último dia 29 de agosto, nosso repórter especial Vanderlei Filho esteve pessoalmente na cidade de Feira de Santana, no endereço informado oficialmente pelo Instituto Bahia no cartão CNPJ da receita federal: Rua Barão do Rio Branco, 1435 – Andar 1° – Centro, Feira de Santana – BA.
Diz a matéria do Portal Zero News:
“O que encontramos no local é estarrecedor: não há qualquer sinal de funcionamento do Instituto Bahia. Em vez de uma sede administrativa de empresa de concursos, quem ocupa todo o espaço é o Centro Médico Integrado (CMI). Em vídeo gravado fica claro que o Instituto Bahia supostamente só existe no papel.
“Questionados, os funcionários do CMI foram taxativos: “Todas as salas do prédio funcionam como clínica médica”. A resposta, gravada por nossa equipe, desmascara de vez a sede fictícia da entidade contratada pela Câmara de Teixeira.”
Fraudes já detectadas
– A constatação de que o Instituto Bahia não possui sede real apenas se soma à longa lista de irregularidades que cercam o concurso:
– Dispensa de licitação fraudada, com indícios de direcionamento na contratação.
– Irregularidades documentais, incluindo ausência de documentos obrigatórios que deveriam constar no processo.
– Conexões do Instituto Bahia com investigações do GAECO na Bahia e em Sergipe, envolvendo fraude em licitações, manipulação de concursos e até suposta venda de gabaritos na já famosa OPERAÇÃO GABARITO.
– Histórico recente de concurso cancelado em Conceição do Jacuípe, também por recomendação do Ministério Público diante de suspeitas de fraude.
Série de reportagens promete revelar todo o esquema
O Zero Hora News através do jornalista Vanderlei Filho dará sequência a uma série de reportagens especiais que vão expor, em detalhes, como por exemplo o processo de contratação do Instituto Bahia que foi conduzido de forma irregular, sem transparência e em completo desrespeito à Lei de Licitações 14.133/2021.

Os documentos já analisados pela equipe apontam para uma verdadeira farsa administrativa, com beneficiamento direto do Instituto Bahia e aval de servidores da Câmara Municipal de Teixeira, numa trama que coloca em xeque a credibilidade do Legislativo e a esperança de milhares de candidatos que confiaram na lisura do concurso. O portal de notícias Zero Hora News continuará trazendo provas, documentos e depoimentos exclusivos sobre um dos maiores escândalos já registrados nos concursos públicos da região do extremo sul da Bahia.
