Home / EXECUTIVO / Curso de Libras qualifica profissionais da Educação em Teixeira de Freitas.

Curso de Libras qualifica profissionais da Educação em Teixeira de Freitas.

 

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Educação, concluiu na quinta-feira (03) mais uma importante etapa de qualificação para a rede municipal: o curso básico de Libras, com carga horária de 60 horas, destinado a profissionais da Educação.

 

Realizado no Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o curso aconteceu aos sábados e formou 22 pessoas, sendo profissionais  da educação e alguns estudantes de licenciatura.

 

A iniciativa faz parte das ações do Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva e visa fortalecer a inclusão de estudantes surdos no ambiente escolar, ampliando o acesso à comunicação e à aprendizagem. A coordenadora do núcleo, Elizete Costa, destacou o planejamento e os próximos passos do projeto:

 

“Organizamos esse processo com muito cuidado, desde as inscrições até a condução das aulas. Estamos concluindo essa primeira etapa, mas outras virão.

 

Teremos o curso intermediário, dando continuidade à qualificação, e também uma nova turma que será aberta em agosto.

 

O projeto é essencial porque amplia as possibilidades de inclusão da pessoa surda nos espaços escolares e sociais”.

 

A formadora do curso, Soraya Emanuelle Ribeiro, ressaltou a importância da Libras como instrumento fundamental para a educação bilíngue:

 

“A necessidade de ensinar Libras é urgente. Só por meio do ensino dessa língua é que conseguiremos garantir a inclusão de alunos surdos nas escolas.

 

A adesão da Secretaria foi fundamental, e já estamos organizando um curso intermediário para quem concluiu essa primeira etapa”.

 

A formação bilíngue em Libras e Língua Portuguesa é essencial para assegurar o direito das pessoas surdas à comunicação, ao conhecimento e à cultura. Reconhecendo a Libras como primeira língua para a pessoa surda, a Secretaria de Educação reafirma seu compromisso com uma educação mais inclusiva, equitativa e acolhedora.

 

ASCOM/ PMTF

Marcado: